Organização da Casa e da Vida

O Equinócio é um fenómeno astronómico que se repete duas vezes ao ano, na primavera e no outono. Marca o ponto em que o dia é igual à noite, o ponto  exacto em que o Sol se encontra sobre a linha do Equador. No Hemisfério Norte, o Equinócio de Outono celebrou-se no passado dia 22 de Setembro. Para mim, marca o início de uma das minhas estações preferidas!

O outono é quando se semeam algumas plantas, para florescerem na primavera. É a estação de alguns recomeços, inícios de ano lectivo. O regresso em força ao trabalho, depois de todos já terem ido apanhar o sol bom do verão.

Para mim o outono é uma estação de mudança, de limpeza profunda! Tal como na primavera, quando chega o outono a necessidade de renovação é inexplicável, é um fogo que cresce dentro de mim e me dá força para agir.

Talvez por isto, deu-me para ler o livro de Marie Kondo, “Arrume a sua casa, Arrume a sua vida”. Para quem não conhece, a Marie Kondo é assim uma espécie de guru japonesa da organização e da arrumação. Ela tem uma filosofia muito própria sobre como se chega ao ponto em que se pode dizer que sim, está tudo arrumado!

Para a Marie Kondo, quando estamos a fazer uma selecção das coisas que possuímos, devemos seguir um critério muito pessoal para fazer a selecção do que fica, e não do que nos vamos desfazer. Devemos pegar em cada objecto e senti-lo. Se nos causa um sentimento de alegria, devemos mantê-lo, mesmo que não nos sirva, mesmo que não o usemos. Esta filosofia é contrária a muitas outras que tenho visto pela internet, e para mim faz todo o sentido. Há coisas que por vezes queremos ficar apenas pelo valor sentimental que elas têm para nós.

Segundo a Marie Kondo, para haver uma reorganização total das coisas da nossa casa, devemos passar por 4 passos (mais um que eu acrescento):

  1. Dividir as coisas por categorias (ela sugere: roupas, livros, papéis, objectos variados e objectos com valor sentimental)
  2. Em cada categoria, juntar TUDO o que pertence a essa categoria num só sítio. As roupas tirar dos cabides e gavetas, os livros tirar das estantes, etc. Juntar TUDO num sítio, por exemplo no chão da sala ou em cima da cama.
  3. Analisar cada item e senti-lo. Se nos fizer feliz, vai para o monte das coisas que ficam. Se não nos fizer feliz, agradecemos o tempo que ele esteve connosco, e vai para o monte do que vai sair de casa.
  4. No final arrumar tudo, sendo que as roupas têm método próprio para dobrar e arrumar, tornando a sua utilização diária muito mais fácil.
  5. Este passo não está no livro, mas eu acrescento: levar imediatamente (ou o mais rápido possível) os sacos para os seus destinos. Caridades, amigos que queiram e precisem dos objectos, lixo se estiverem mesmo estragados, reciclagem, etc. Se passarmos este passo, corremos o risco de entrar em tentação de ir abrir o saco e voltar tudo ao mesmo.
Gaveta organizada segundo o método KonMari

Todo este processo, segundo a autora, demora em média 6 meses a percorrer todas as categorias numa casa. Estou curiosa quanto tempo irei demorar!

 

Devo dizer que ainda não comecei a aplicar o método a 100%. No entanto foi fácil desfazer-me de muitas coisas que tinha acumuladas pela casa e que tinha guardadas “para um dia”. A verdade é que tudo o que enfiamos num local remoto, pensando que nos vá ser útil “um

dia destes”, na verdade fica para sempre nesse local, até à próxima limpeza geral. Nunca mais nos lembramos sequer que aquele objecto existe!!!

 

E a minha primeira limpeza foi precisamente a esses objectos. Só de roupas e sapatos, foram imensos sacos iguais a estes, que foram directamente para os contentores da Cruz Vermelha. Com a esperança que cheguem a pessoas que deles necessitem e que lhes façam uso! Sempre agradecenço o tempo que passaram comigo, e as alegrias que me proporcionaram!

De um ponto de vista mais energético, começar a libertar-me dos objectos que já não fazem sentido na minha vida tem sido libertador. É um processo que pretendo continuar até percorrer todas as categorias que a autora refere no livro. Ainda nem comecei a sério, e no entanto já me sinto mais leve, a casa tem mais luz. Tem sido um processo que se reflete também na arrumação da minha vida, da minha forma de pensar, de tudo!!!

Ao nos livrarmos do velho, daquilo que para nós já não faz sentido, estamos a abrir caminho para o novo.

Estou expectante para ver o que o Universo me vai trazer de novo!

 

5 Passos para Organizar a Vida no Equinócio de Outono
Tagged on:             

3 thoughts on “5 Passos para Organizar a Vida no Equinócio de Outono

  • 26/09/2017 at 07:34
    Permalink

    Concordo plenamente 😘😘

    Reply
    • 26/09/2017 at 17:18
      Permalink

      Obrigada! Também gosto muito de te ler! É um previlégio ter-te aqui comigo. 🙂

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *